Em Busca dos 55kg

Dieta ortomolecular

Quando parei de escrever sobre o meu dia a dia na reeducação alimentar, estava em uma fase estacionária em que nada acontecia com o meu peso, sem contar que não contribuía muito para me ajudar. Foram meses de angústia, jacadas, stress, fadiga e sem motivação para nada. No início do ano tive uma crise de labirintite, estava com voracidade por doce e uma resistência para emagrecer.

Até que fui visitar minha família e conversando com uma amiga, contei que estava difícil, por mais que eu me esforçasse não saía de um patamar. Ela me disse que estava indo a um médico ortomolecular. Me interessei, pois meus exames bioquímicos de sangue não indicavam nada de anormal. Lá fui eu para o consultório médico, que me examinou, solicitou exames bioquímicos, dentre eles as transaminases que são enzimas indicadoras do funcionamento hepático, e o mineralograma, que é o exame do fio de cabelo.

Ele me disse que a medicina ortomolecular está focada no equilíbrio químico do organismo, tendo como principal alvo os radicais livres, tem como principais pontos: alimentação balanceada, AF e suplementação de minerais e vitaminas. Ele também informou que antes de mais nada era importante que minha vida emocional também entrasse em equilíbrio com a física. Que fizesse exercício físico com moderação, nada de bebida alcoolica, açúcar e frituras, e muitas frutas e verduras. Até ai, tudo bem. Agora me perguntem se seguir a risca quando voltei para casa? No, no.

Foi um desalvoroço, muito açúcar, chocolate, gorduras e cerveja. O lado emocional estava uma droga, muita fadiga, um stress crônico, parei com a atividade física. Até que minha irmã ligou avisando que o exame estva pronto, nesse ponto estava com 82 kg, me sentindo pesada, triste, feia e com celulites a dar com o vento, argh!!!

Lá fui eu com a autoestima lá no pé, quando o médico me apresentou o exame, foi um choque. Estou com os níveis de sódio, potássio, cálcio e magnésio no patamar mínimo. Minerais importantíssimos para manuntenção do metabolismo celular. Vocês sabiam que o lítio está relacionado com o nosso emocional? Pois tem, normalmente a taxa de lítio no organismo é baixa, mas no meu caso não foi possível identificar. Principal fonte de lítio: gengibre. Além do mais, o exame mostrou contaminação por metal pesado, e nesse casa estava relacionado com a permeabilidade intestinal.

O médico me perguntou se eu havia seguido a dieta que ele havia me passado: eu disse que não e comentei sobre meus sintomas. Ele nem me pesou, me disse que tudo ia ficar bem se eu seguisse a risca os passos que iria me indicar, dentre eles: comer bastante frutas e verduras, mastigar bem os alimentos, fazer três refeições diárias com horários certos, evitar uso de antibiótico, antiinflamatórios, corticóides, e aspirina, evitar pratos gordurosos, tomar bastante água, fazer AF moderada e contínua. Em seguida me passou medicamento para reoranizar minha flora intestinal e suplemento mineral e vitamínico.

E cá estou eu, seguindo a risca tudo que o médico me receitou. Pergunta: Como estou? Até agora estou me sentindo bem, e com força de vontade vai ficar melhor ainda.

0 comentários: