Em Busca dos 55kg

Dieta Ortomolecular

Aproveitei o post passado para fazer um breve resumo de dos fatos que me levaram a usufruir da terapêutica ortomolecular. Como mencionei anteriormente, a medicina ortomolecular está centrada no equilíbrio químico do organismo, no uso de substâncias indispensáveis ao equilíbrio orgânico. Um dos alvos é o combate ao excesso de radicais livres, que são moléculas altamente reativas que produzem stress celular quando se acumulam no organismo, podendo chegar à morte da célula. Quando produzidos em grandes quantidades, os radicais livres levam a um desgaste celular e o envelhecimento precoce da célula. A pergunta é: como isso ocorre?

A produção em excesso desses radicais está relacionado com intoxicações por metais pesados (poluentes da água, ar e alimentos), tabagismo, alcoolismo, frituras e gordura saturada, stress, tensão emocional e baixa ingestão de alimentos anti-oxidantes, o que leva a um estresse oxidativo, que é o estresse celular originado de processos orgânicos, manisfetado na forma de estresse químico, emocional, físico e infeccioso, e dessa forma aumentando o risco de se contrair doenças.

As substâncias que combatem os radicais livres são antioxidantes que incluem as vitaminas, determinados minerais e aminoácidos e também por algumas enzimas e hormônios sintetizados pelo organismo. A vitamina C, o beta caroteno, a vitamina E, o selênio e a cisteína são alguns dos antioxidantes encontrados nos alimentos.

O terapêutica ortomolecular possui três pontos principais: atividade física, alimentação saudável, mudança comportamental, controlando pensamentos, sentimentos e emoções. A gente bem sabe quando bate a tristeza, alegria, solidão, depressão, estresse ou zanga la vamos nós atacar a comida. A atividade física é a condição básica na manuntenção da saúde, queima calorias, modera o apetite, melhora o estresse psíquico e a maneira de enxergar a vida. Ajuda na perda de peso, tonifica os músculos, melhora a performance cerebral, o sono e o melhor: a vida sexual. Não há necessidade de suplementação de vitaminas e minerais se a alimentação encontra-se balanceada.

O tratamento ortomolecular é individualizado, pois cada indivíduo possui um metabolismo específico. As mudanças esperadas pela terapêutica ortomolecular incluem: mais disposição; melhora na função sexual; cabelos com melhor crescimento; melhora da memória; melhora da função cardiovascular; eliminação de peso (oba!); melhor aspecto da pele. Será que são essas mudanças que atrai as estrelas da Globo?

0 comentários: