Em Busca dos 55kg

Ou isto ou aquilo

Sábado passado fui ao teatro, e durante a encenação da peça a atriz cantou a poesia "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meireles. Me emocionei, por ter sido a primeira poesia que li e aprendi.

Foi como se eu tivesse voltado no passado, me lembrei nitidamente quando tinha 10 anos. Desde de pequena minha mãe cultivou o hábito da leitura em mim. Quando voltava das compras sempre que podia ela me trazia um livro. A poesia "Ou isto ou aquilo" aprendi em uma lição de Português, eis aqui:

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça luva e não se põe o anel
ou se põe o anel e se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão
quem fica no chão sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
está ao mesmo tempo em em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce
ou compro doce e gasto o dinheiro!
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo
se saio correndo, ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Outras lembranças me vieram a mente, do quanto como foi boa a minha infância. Subir em árvores, jogar bolinha de gude, brincar de roda e amarelhinha, tomar banho de rio nos finais de semana, comer fruta no pé. Dentre os meus irmãos, sou a mais velha e a única gordinha do grupo. As vezes sempre me perguntei porque, acho que descobri. Conversando com minha mãe sobre a infância da gente, que todo mundo lá em casa foi uma criança fofinha, era só olhar as fotos.

Daí ela vira para mim, me conta que nasci abaixo do peso, quase com problemas de desnutrição. Como nós morávamos longe da cidade, podem imaginar que o cardápio da criança era bem farto. Nasci em uma época que criança saudável tinha que ser gordinha, fofinha.

Recentemente li que crianças com esse tipo problema e que os pais as super-alimentam tem alta probabilidade de terem probelmas com o peso. Somado as farras alimentícias na família e longe dela, sempre fui gordinha, sempre brigando com a balança. Até que resolvi me reeducar para não chegar a uma idade avançada gorda, cheia problemas de saúde, me lamentando.

Voltando a poesia, atualmente ela me remete as minhas escolha. Quanto a alimentação tenho que escolher o que é certo ou então volto a engordar. O mesmo vale pro dia a dia, temos que escolher ou isto ou aquilo.

As aulas começaram e estou com duas turmas. Uma é diâmica e participativa, a outra é mais passiva e contéudo que vou ministrar é o mesmo. Logo, vou ter de trabalhar diferentemente nas duas turmas, para que no final elas se superem.

A RA continua bem, não jaquei no final de semana, viva, viva! AF está ótima, estou gostando de fazer a série completa na musculação. Me sinto mais ativa, quando termino. A D. Menstruação está indo embora e semana que vem tem pesagem, vou saber quantos kilos foram Dela e quantos não foram.

8 comentários:

  1. Menina de Deus...que poesia linda...e como vc disse precisamos encarar nossa r.a assim:ou isto ou aquilo...ou seja...vou vc come tudo saudável e fica magra...ou vc come tudo não tão saudáveis e fica gorda.rsrs
    Acho que vou ficar com a primeira opção né?rsrs

    Beijokas minha linda!!!

    Ps: Acredita que nunca fui ao teatro?aqui na rocinha não tem.rsrs

  2. Que bom que estou te vendo mais animada. Tenho certeza que as serotininas estão agindo por aí. Bisous.

  3. Eu também aprendi essa poesia na escola, é linda mesmo!!

    Adoooro teatro!!!

    e que bom que a RA vai bem. =)

  4. katarina, eu tinha uma professora q dizia q a poesia da Cecília Meireles é como um mousse de chocolate, do tipo q a gente come e ainda fica na boca, a gente sonhando, se esbaldando ;). Por incrível q pareça, essa poesia tbm foi uma das primeiras q aprendi na escola.

    Beijos!

  5. Bom dia Katarina!!
    QUE poesia linda!!Acho que qualquer um lembra da infancia lendo essa poesia ne? Bom final de semana sem jacada viu? Bejocas Fran

  6. Puxa Kate, eu é que fiquei contente de encontar esse poema por aqui!! Eu tb comecei minhas leituras com textos como esse. Gosto muito de Cecília Meirelles. E vejo que meus filhos tb já estão tendo contato com esses bons escritores. Bom fim de semana prá vc. Bjs. Zá

  7. Olá!

    Essa foi umas das primeiras poesias que eu li na minha vida...
    Faz tanto tempo.
    Tem umas escolhas que são fáceis, outras que são difíceis.
    É a vida...aiai.

    Beijos

  8. Oi amiga...
    Parabens por ñ ter jacado no fds e isso ai contnu frme na sua RA...
    Uma linda semana pra vc...
    Bjssssss...
    http://josymalta.zip.net/