Em Busca dos 55kg

Ai, Ai, Ai

Passei o natal e o reveillon tranquila com a balança. Estava indo bem, só que desde ontem me descontrolei com a minha RA. De manhã eu sou certinha com minha tabela de pontos, mas basta chegar a tarde para que uma "fome" me ataque. Não sei de onde vem esta bendita. Nisso aumentei 600grs, ou seja estou com 77,5kg. É cruel! Fiquei triste com minha auto-sabotagem. Pensei: eu devo estar fazendo alguma coisa errada, quando estou fechando a minha pontuação, aí é que parece que nunca vi comida. Como eu não queria e não quero ficar com aquele sentimento de culpa que vem depois da orgia alimentar, fui pesquisar e encontrei um texto no site "Saúde Total" que se encaixa perfeitamente e que começa com a seguinte frase:

"O cérebro é seu. O corpo é seu. Você é o comandante dessa nave. Você é quem escolhe o que comer, o que fazer, como ser." `

Nesse mesmo texto, têm alguns itens que são importantes evitar.

1. Tensões e ansiedades na hora de comer são prejudiciais à saúde. Antes de qualquer refeição é bom fazer um relaxamento, por mais breve que seja, para que o corpo absorva os alimentos de um modo mais equilibrado e saudável. Faz bem à saúde: alimentar-se com tranqüilidade, sem ocupar-se com preocupações (profissionais, familiares, etc.), prestar atenção ao alimento que está entrando em nosso corpo, manter o ambiente agradável e calmo. Faz mal à saúde: almoço de negócios, comer com televisão ligada, discussões ou clima agitado durante a refeição, comer com pressa. Quando estressado o corpo secreta mais adrenalina, elevando as taxas de açúcar no sangue. Todo o equilíbrio é rompido: o organismo produz insulina, que baixa essas taxas de açúcar transformando-o em mais gordura, capaz de atravessar o sangue e entrar no interior das células. Isso aumenta a obesidade e cria um ciclo vicioso: o corpo pede mais açúcar, depois produz mais insulina para queimá-o e assim por diante. O estresse pode provocar compulsão por alimentos açucarados, como doces e bombons.


2. Controle da velocidade da alimentação: mastigue cada porção de alimento quinze vezes antes de engolir; isso não só facilita a digestão como permite ao cérebro se saciar com menor quantidade de alimento. Deixe os talheres no prato a cada porção de alimento; espere quinze segundos entre elas; sente-se à mesa e só então prepare tranqüilamente o seu prato antes de começar a comer.


3. Controle da freqüência de alimentos: coma em apenas um lugar; quando não estiver comendo torne-se indiferente à comida; descubra outras atividades agradáveis além de alimentar-se e exerça-as ao invés de comer.


4. Controle do horário das refeições: o horário da alimentação também é importante, ou seja, a refeição da manhã deve ser a mais rica e, a refeição noturna a mais leve. A explicação é simples: algumas horas depois que adormecemos, é libertado em nosso sangue o hormônio de crescimento, que não nos faz crescer mais depois de adultos, mas que atua transformando gordura em músculo, e além disso fortalece o nosso sistema imunológico. Quanto mais açúcar houver no sangue à noite, menor a liberação desse hormônio durante o sono. Ou seja, o açúcar aumenta o nível de glicose no sangue e inibe o hormônio de crescimento, impedindo a transformação de gordura em músculo, enfraquecendo o sistema imunológico. Esse problema vai se repetindo no dia a dia e suas conseqüências vão se somando. A pessoa levanta de manhã e sai correndo, às vezes toma seu desjejum em pé, numa lanchonete, depois na hora do almoço está preocupado com assuntos do trabalho e deixa para o jantar a oportunidade de fazer uma boa refeição. De noite, então, faz um prato cheio, além do necessário, com a idéia de compensar o que não comeu. Boa forma de ter uma vida saudável: tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe, e jantar como um pobre.

5. Controle de quantidade ingerida dos alimentos: sirva as refeições em prato menor ou de modo a parecer que há mais alimentos; coma metade de tudo; escreva a quantidade de tudo que foi comido.

6. Ingestão de líquido: os centro da fome e da sede, no cérebro, às vezes se misturam. Às vezes a pessoa tem sede, mas seu cérebro informa que está com fome. Nestas circunstâncias, quando sentir fome, primeiro beba um copo d'água. Se a pessoa come quando na verdade está querendo é matar a sede, vai comer e repetir mas não vai se sentir satisfeita. Se, ao beber água, a fome não passar, então coma. Se, por outro lado, não comer quando sentir vontade, o termostato aumenta e aí torna-se mais difícil emagrecer. Todos devemos beber pelo menos seis a oito copos d'água por dia. Beber água faz muito bem à saúde, melhora a pele, evita rugas, limpa o organismo. Vale a pena aumentar o seu consumo diário de água!

O item 1 e 2 me chamou a atenção, eu sempre lido com a comida com agitação como se eu não tivesse tempo para comer, nem um pouco tranquila. Daí, que para continuar e ter sucesso com a minha RA vou ter que aprender a controlar ou ensinar o meu cérebro dizer stop para que meu corpo não continue consumindo calorias além do necessário. Eu vou fazer uns ajustes nas minhas refeições e ver como me saio na semana. O lado bom é que estou fazendo caminhada cinco vezes por semana, e estou gostando. Parece que o dia rende mais.

2 comentários:

  1. Olá linda muito obrigada pela visita, vc deu uma sumidinha hein....
    Bom uma linda semana pra vc e que sua semana seja repleta de realizações e que vc posa consegui atingi a sua meta e claro que vc posa consegui mante a sua RA....
    Bjsssssssssss.....

  2. Salut, Katarina!!

    Estou visitando os blogs das participantes do "Desafio Desistir Jamais" para conhecer todas minhas companheiras de luta, puxa, como é legal, em cada um aprendo algo.

    Je parle un peau de Français, mais je n'ai pas personne pour parler avec moi, donc, je m'ai obliée quelques choses.

    bise.